segunda-feira, 22 de maio de 2017

Quais os objetivos na prática do Iaidô?

(Foto de Yukiko Ishida)

O Iaido foi criado como uma maneira de alcançar técnicas que permitissem se defender e atacar outros. Opiniões sobre esses objetivos diferem de acordo com a pessoa e a era em que o praticante viveu. Há três objetivos principais no Iaido: cultivar o espírito, treinar o corpo e dominar a técnica. Estes três têm variados graus de importância. O objetivo mais importante é cultivar o espírito, seguido por treinar o corpo. O último objetivo de domínio das técnicas é um meio que permite alcançar os outros objetivos.

Em outras palavras, Iaido é verdadeiramente um caminho que cultiva um caráter guerreiro e fomenta o Espírito Japonês. Estes três objetivos se complementam para que todos sejam alcançados, assim você não deve visar os dois primeiros objetivos e descartar o terceiro.

No entanto, é inevitável o fato de que suas importâncias irão variar de acordo com a pessoa e os tempos. Quando as pessoas no passado lutavam com uma espada, o foco delas era na técnica porque isso decidia o resultado de um duelo e consequentemente estava ligado à sua própria sobrevivência. Naquela época o domínio da técnica era o objetivo final. 

Desde então a cultura avançou e os tempos mudaram, os objetivos dos atuais praticantes de Iaido não são apenas restritos a estes mencionados anteriormente. Em termos de técnica e espírito que se desenvolveram ao longo dos últimos séculos, o Iaido alcançou um nível de profunda excelência, incorporou um sistema de etiqueta e finalmente, por meio de sua fusão com o Confucionismo, Shintoísmo e o Budismo, se tornou um caminho que desenvolve e constrói o caráter humano.


                                                                     Ishido Shizufumi sensei, 8º. Dan Hanshi Iaido

(Tradução livre de trecho do artigo "Can you perform 'Ni-ku, San-ke'? Devote yourself to acquiring Shu" de Ishido Shizufumi Hanshi - Publicado originalmente na Kendo Jidai Magazine e disponibilizado em inglês pela British Kendo Association)



Cena do filme "Shundou" (ou Bushidou), do diretor Yasuo Mikami. Japão, 2013